fevereiro 10, 2010

Quartel dos Bombeiros Voluntários de Ourém vai ser remodelado


A candidatura a financiamento comunitário da empreitada de remodelação do quartel dos Bombeiros Voluntários de Ourém já foi aprovada e a direcção da associação aguarda agora a autorização para se iniciarem as obras. O anúncio foi feito pelo presidente da assembleia-geral, Carlos Baptista, durante a abertura do conselho nacional extraordinário da Liga dos Bombeiros Portugueses, sábado, em Ourém.
O responsável agradeceu o apoio da Câmara de Ourém no processo e referiu que as instalações vão ser alvo de “uma intervenção geral”. O comandante dos Bombeiros de Ourém, Júlio Henriques, explicou tratarem-se de obras de reparação, focadas nomeadamente na criação de camaratas para os elementos do sexo feminino.
Júlio Henriques disse ainda que nos 40 anos ao serviço do corpo de Bombeiros de Ourém, tem notado uma adesão constante dos jovens. Como tal, as principais dificuldades da instituição não se prendem com os recursos humanos, mas sim com os materiais, sobretudo a nível de viaturas.
Comentando também as palavras de Carlos Baptista sobre o número “discutível” de profissionais em regime de permanência, o comandante sublinhou que tal deriva de nova legislação do Governo para o efeito. Reconhece que os cinco elementos actuais em permanência são efectivamente poucos. São bombeiros pagos, com horário de trabalho de oito horas, que possibilitam um passo em frente na “profissionalização”, de modo a que a população “possa contar com pessoas mais qualificadas e com mais disponibilidade”.
A sessão de abertura foi acompanhada pelo presidente da Câmara Municipal de Ourém, Paulo Fonseca, pela Governadora Civil de Santarém, Sónia Sanfona, assim como outras entidades, perante representantes das 18 federações distritais de bombeiros. Existem cerca de 300 bombeiros voluntários no concelho de Ourém, o que equivale a uma média de um bombeiro para 170 habitantes

Sem comentários: