fevereiro 16, 2010

PEDIDO DE DEMISSÃO DA DIRECÇÃO E GREVE GERA CONFUSÃO NOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE ALCANEDE


Instalou-se no fim-de-semana a confusão no quartel dos Bombeiros Voluntários de Alcanede, concelho de Santarém. Um grupo de 49 bombeiros, dos 55 do quadro activo, assinaram uma carta dirigida à direcção da corporação a exigir a demissão desta. Os operacionais, entre voluntários e profissionais, criticam a falta de apoio dos elementos da direcção, falta de diálogo e de se protelar a marcação de eleições, entre outros problemas. Para incendiar mais os ânimos, os dez bombeiros profissionais, entre elementos da central de comunicações, motoristas e socorristas, entraram em greve na segunda-feira de manhã, assegurando apenas os serviços de emergência médica. A situação obrigou o comandante Paulo Santos a esfalfar-se em contactos com outras corporações vizinhas para assegurar o transporte de doentes e outros serviços não emergentes. Em causa estava o facto destes elementos ainda não terem recebido os ordenados de Janeiro.
O comandante teve que vestir a farda de mediador e ao final da manhã, após uma reunião com o presidente da direcção, Manuel Rosa, a greve foi desconvocada. O presidente comprometeu-se a pagar os salários, explicando que a associação estava com dificuldades porque durante o primeiro mês do ano não recebeu qualquer apoio da Câmara de Santarém nem o pagamento dos serviços prestados a várias entidades públicas. Sanado o problema da greve, a direcção tem agora que tomar uma posição sobre a sublevação que originou a carta subscrita pelos 49 bombeiros.
Manuel Rosa garante que o clima está mais pacificado e em declarações a O MIRANTE sublinha que esta direcção já tinha intenções de não se recandidatar e que até já tem feito contactos para que outras pessoas possam fazer uma lista concorrente às eleições. E sublinha que quem tem poderes para demitir a direcção são os sócios.As eleições já deviam ter acontecido. Mas Manuel Rosa explica que houve uma alteração nos estatutos da associação humanitária e que ainda não foi feita a escritura dos novos estatutos por questões burocráticas. Mas assegura que a mesma vai ocorrer na próxima semana e que a partir dessa altura pode ser marcada uma assembleia para a realização de eleições.
in: O Mirante

3 comentários:

Anónimo disse...

Era o que devia acontecer nos Bombeiros de Minde uma revolução dessas, mas como não há união entre os bombeiros do quadro isso não acontece. E têem muita justificação para o fazer pois, a desunião quer com a direccão que nunca foi de palavra para com os bombeiros inclusive agora quando o que mais se precisa é fatos de protecção individual ( nomex ) a palavra é que não há dinheiro, mas para fazer obras na cozinha, ainda nem sei para quê, isso já há. E depois é se realmente há ou não comandante , se o há não o vejo. E como tal, andam alguns Bombeiros a fazerem-se ao piso pelos cargos, as guerras são constantes. Para bem dos Bombeiros de Minde mudem isso que já é tempo, e antes que seja tarde. Um Sócio

Anónimo disse...

Para sócio pareces estar muito por dentro da vida interna dessa Coorporação. Não serás um daqueles que nada está bem para ti?
Já agora traduz a palavra (nomex) é que, como sócio nunca ouvi tal nome.Vê lá se te fazes também ao piso pelo cargo, deve ser bem pago para haver tantas guerras.
Aparece às Assembleias

Anónimo disse...

Se fizerem favor esses assuntos são para serem discutidos nas assembleias . Como sócios que dizem ser na próxima vão lá e resolvam os vossas dúvidas. Ao que me parece a população da freguesia de Minde e arredores não tem qualquer razão de queixa do trabalho dos bombeiros. já agora amanhã desloquem-se à curva do pinheiro manso por volta das 14:30 e verifiquem o trabalho dos nossos bombeiros que infelizmente só são lembrados quando estamos aflitos.