fevereiro 10, 2010

Bombeiros exigem explicações


A Liga de Bombeiros Portugueses (LBP) vai pedir, amanhã, à ministra da Saúde uma reunião, "com carácter de urgência", para "ouvir da boca da própria" Ana Jorge explicações sobre a preterição das ambulâncias no transporte programado de doentes.
Reunido ontem para analisar a proposta do Ministério da Saúde de aumentar em um cêntimo a compensação por cada quilómetro percorrido pelas ambulâncias para o transporte de doentes a consultas e tratamentos, do qual discorda, o Conselho Nacional da organização acabou por valorizar "um conjunto de informações mais gravosas do que a proposta", disse ao JN o presidente da LBP, Duarte Caldeira.
Essas informações relacionam-se com orientações de unidades locais de saúde - que são entidades públicas empresariais - que estão a dar instruções precisas aos médicos segundo as quais os transportes públicos são "o meio de transporte por eleição na deslocação de doentes, remetendo para situações extremas a prescrição do transporte em ambulâncias".
Invocando uma norma emitida pela unidade local da Guarda, mas que estará a ser igualmente noutras regiões do país, Duarte Caldeira afirmou que os médicos estão a ser ameaçados com processos disciplinares e até civis se viabilizarem o acesso dos doentes a transportes a que não tenham direito. Ora, argumenta, os doentes têm direito ao transporte em ambulâncias.
Para a LBP, além de estarem "a ser retirados aos doentes, a medida acaba por rasgar, folha a folha", o protocolo celebrado no final do ano passado com o Ministério da Saúde para assegurar o transporte de doentes. "Vai reduzindo as compensações devidas ao parceiro bombeiros e vai substituindo gradualmente (a parceria) ou através de entidades públicas empresariais ou de concessões a entidades privadas que já operam neste mercado", acrescentou, receando que o Governo queira "descartar-se dos bombeiros".
"Estarão a ser atingidos os direitos dos doentes e estarão a ser postos em causa os postos de trabalho dos cinco mil profissionais contratados pelas associações de bombeiros para assegurar ao Estado um serviço que este lhe solicitara", disse, afirmando que a Liga quer ouvir explicações da própria ministra "e de mais ninguém", mesmo que seja para dizer que o MS "se descarta dos bombeiros".

Sem comentários: