dezembro 03, 2010

Despedimentos nos B.V. Minde

Depois do anúncio dos novos elementos de comando dos Bombeiros Voluntários de Minde, e quando se pensava que a estabilidade estava a regressar ao corpo de bombeiros, eis que a direcção da associação resolveu surpreender alguns bombeiros assalariados, 
com uma carta de rescisão de contrato de trabalho.
Segundo alguns dos visados, o alegado motivo da rescisão prende-se com um decréscimo dos serviços prestados pela associação, motivo este que alguns bombeiros não compreendem, uma vez que nos últimos
tempos a associação tem apostado e investido em novas ambulâncias para o transporte de doentes.
Será que as ambulâncias não precisam de tripulantes? Ou será que os tripulantes precisam de ser substituídos?

Ficamos a aguardar mais notícias sobre o assunto...

31 comentários:

Anónimo disse...

Esta direcção vai de mal a pior... Agora despedem pessoal assim sem mais nem menos! Sancho todos nós sabemos o quanto veles e não te deixes ir a baixo pela injustiça que te está a ser feita! Realmente é vergonhoso! Isto devia ser debatido por toda a massa associativa! Sr. Fresco qual é o próximo operacional que vai mandar embora? Espero que não seja o futuro comandante, Sérgio, que ao continuar assim vai ter muita dor de cabeça! Será que esta direcção não tem a noção que quem perde é o corpo activo e em especial a população? Vou ficar por aqui porque isto mete-me um certo nojo! Espero que isto seja publicado, mesmo sendo em anónimo.

Anónimo disse...

Só não me identifico porque não me apetece, não por medo mas porque não devo nada a essa gente que nem disso merece ser chamada... Enquanto esses gajos se julgarem donos de MINDE esta porcaria está a morrer de dia para dia... Que a vida seja leve para esses gajos

D_A disse...

Não há dúvida que as ditas ambulâncias, ainda, nada farão sem tripulantes. Não há, igualmente, dúvidas que, aos olhos de um certo número de pessoas, daquelas que se sentam na cadeira de tempos a tempos, mais precisamente os pensadores de serviço, os tripulantes precisam ser substituídos. A questão que urge é porquê? Ora sendo que as ambulâncias precisam necessariamente de tripulantes, e os há, porquê teimam em substitui-los sem razão aparente? Simples, simples, simples, é preciso que se gaste o menos possível, logo, vamos pagar menos, e como? Prestação de serviços, mesmo não o sendo! Assim sendo, quem quiser ganhar uns trocos dirija-se aos Directores dos Bombeiros Voluntários de Minde e faça um serviço!
Quanto ao resto, a que estes mandantes insistem em ignorar, falo de operacionalidade, veremos com o tempo quem a assegurará!

Força para o corpo activo, pois acredito que não seja fácil lidar com pessoas que não têm a mínima dignidade como seres humanos.

Anónimo disse...

o quê mais um despedido? Sancho por esta e que ninguem esperava! acredito que deves estar pessimo, mas uma coisa te digo essa casa vai perder mais do que ganhar. sei que nao ajuda muito mas desejo-te muita sorte e felecidades pela tua vida. Vales muito e tens muito para dar a quem souber reconhecer o teu valor e os teus atributos! Força, muita força!
Realmente, cada vez ta pior!! ambulancias novas, cozinhas novas de luxo e nao ha dinheiro? é triste os funcionarios terem de pagar por isso!no meu entender um bombeiro sem ambulancia ate pode socorrer e uma ambulancia sem bombeiro??? parece que ja ha novo comandante,a este tambem lhe desejo muita sorte e coragem para enfrentar certos problemazitos!

Anónimo disse...

Que data de energúmenos!
O gajo cresceu na casa, desde puto que é Bombeiro V. em Minde e os cromos da direcção, pelo q sei, nem tiveram a coragem nem a honestidade de lhe dar uma palavra antes de mandarem a "carta". -MAS PELO QUE PARECE ISTO JÁ É UM HÁBITO ANTIGO...!-
Bem, pelo menos temos um bom reflexo da sociedade actual (de Minde?!). Os SENHORES decidem (bem obviamente...nem pode ser d outra forma)e qd as coisas correm mal dizem q o povo ñ trabalha, ñ produz e q apesar das "boas" decisões q tomam ñ atingem os objectivos.
Acho bem..., continuem q estão certamente no bom caminho! Num jogo de xadrez compreende-se a importância de cada peça e protegem-se sempre essas peças para q a "equipa" se mantenha forte, até um peão pode e deve ser protegido, mantido em jogo... Meus SENHORES talvez possam e devam começar a jogar umas partidas de xadrez e perceber q cada peão(bombeiro) ajuda e protege a rainha(BVM) para manter o rei forte(Minde).
Pois é meus SENHORES, não pensem q são os reis deste jogo, o REI é a sociedade, é MINDE! Se querem sacrificar peões sacrifiquem-nos onde eles querem ser sacrificados, no terreno, a ajudar pessoas, a crescer com a terra…!
Não tornem as equipas fracas, pelo contrário, fortaleçam-nas… De outra forma não vejo crescimento nem progresso vejo sim declínio e o enfraquecimento da nossa Terra, de MINDE!

Anónimo disse...

Desculpem-me a ignorância que me assalta a mente. O que é uma Associação? Para que servem os sócios senão para pagar? Um 25 de Abril na Associação de Bombeiros de Minde, precisa-se! Esses senhores que teimam em ter pelouros deviam, tal como Salazar, cair da cadeira e bater com a fuça no chão.

Anónimo disse...

Mas o mais engraçado é que esses directores de segunda, patrões de longa data, outros com gabinetes de contabilidade despedem o BOMBEIRO mais operacional do corpo e manda~lhe a carta um dia antes do termo do contracto, isto só visto, o que lhes havia de acontecer era através do ministério do trabalho terem de pagar uma boa indminização ao referido BOMBEIRO.
Mas agora tambem pergunto, será que o novo comandante não tem nada a ver com isto.........?

Anónimo disse...

Pois é, esses senhores que foram despididos são tão operacionais que nunca mais colocaram os pés no quartel de bombeiros. Ou será que só eram bons quando estavam a receber dinheiro, onde está agora a parte do voluntariado...

Anónimo disse...

Sr. Comandante Anónimo, permita-me que lhe dirija algumas palavras.
Então os senhores que foram despedidos não eram operacionais? Pois é, é de lamentar sabermos, nós sócios, que não o eram e eram profissionais, mas que raio de selecção para profissionais fazem V. Exas? Nunca se esqueça, que também o Sr. tem telhados de vidro, e um despedimento tem muito que se lhe diga, trata-se de vida, de família, sabe o que é? Pois é.... temo que os tempos se avistem difíceis, até por aí se ouve dizer que um qualquer dia desta semana ou da outra, os vossos bombeiros foram chamados para uma emergência na creche gerida pelo mesmo que gere, e muito bem, a vossa Associação, e tal não foi o espanto, AH!, quando só aparece o condutor, resumindo, uma criança transportada ao hospital na dita ambulância com o devido condutor, e o socorrista??? Pois é... a senhora educadora, mesmo não o sendo, teve de o passar a ser, de facto é de lamentar, senão mesmo, ilegalmente permitido esta forma de actuar, mas quem sou eu?? Um simples cidadão, pouco mais!

Cumprimentos

Um sócio

Anónimo disse...

peça voz deste ultimo comentário vê-se logo quem o fez..... mais uma prova de que alguém empurrou o dito BOMBEIRO despedido para a rua.... deve ser para ficarem mais á vontade a mando da direcção para esta controlar mesmo tudo

Sancho Dias disse...

Caros colegas, amigos, e leitores deste blogue em geral, penso que chegou a hora de, finalmente, eu dar a minha opinião sobre o que se discute, fala e debate por aqui.
A minha opinião e meu ponto de vista sobre este assunto, vale o que vale, para quem vale.
Sou de inteira opinião e apologista do artigo 37º da nossa Constituição, onde se refer que qualquer cidadão Português tem direito à liberdade de expressão e informação, logo todas as opiniões são válidadas, ainda que, eu possa não concordar com elas.
Não posso, em primeiro lugar, deixar de agradecer o apoio que me tem chegado todos os dias, quer aqui neste blog, quer pessoalmente.
Para que todos entendam o que se está a passar e para que não me julgem, decidi, também eu, explicar na primeira pessoa e sem anónimato o que se passa, ou melhor, o que se passou.
Em 1994, tinha eu apenas 11 anos integrei na escolinha de bombeiros em Minde, na altura sobre o comando do Sr. Luis Pires. Os anos foram correndo e a minha intenção e desejo de incorporar no quadro operacional foi-se tornando uma realidade. Chegando ao ano de 1999, passei para o quadro activo dessa associação, nessa prova a minha meta estava alcançada e a partir desse momento foram dias e dias a dar-me ao voluntariado. A ambição de querer formação e tornar-me um bom operacional ia-se delineando em mim.
No ano 2000, concorri para ser profissional dessa casa, apesar de ainda não ter a minha formação base que nos dias de hoje é obrigatória a qualquer bombeiro, auto formei-me, lendo e aprendendo com os mais operacionais. Veio então a boa noticia... A direcção desta instituição presidida pelo Sr. António Fresco tinha selecionado a minha pessoa para ser profissional neste corpo de bombeiros. Foi um motivo de orgulho para mim e um traçar de objectivos a longo prazo que felizmente a pouco e pouco e com o apoio dos comandantes que foram passando, dos colegas, e obviamente da direcção, fui atingindo. No ano de 2003, veio o meu primeiro despedimento. As alegações do mesmo eram obvias, claras e objectivas, não me queriam passar aos quadros profissionais desta instituição. Seria por falta de confiança? Ainda hoje não sei . Certo é que foram 9 meses no desemprego e mesmo assim o meu voluntariado continuou. Estando sempre presente quando era necessario e quando não o era. No mesmo ano fui contactado pela mesma direcção que me tivera despedido 9 meses antes para voltar a ser profissional. Aceitei. Continuei a dar tudo o que tinha e o que não tinha para ajudar a evoluir aquele corpo de bombeiros. Entre alegrias e tristezas lá estava o Sancho sempre pronto para tudo, tal como muitos dos bombeiros pertencentes ao quadro activo. Com o tempo a decorrer, vi mudanças em todos os aspectos dentro deste corpo de bombeiros, algo que sempre quis contrariar ajudando e criando elos para a união de todos. Com o tempo tambem vi contradições de varios colegas meus sobre mim, pois a inveja do meu ciclo de formação já se notava em alguns deles, coisa normal entre alguns humanos. Não quis nem podia valorizar isso, pois toda a formação que obtive serviu para mim e para o corpo de bombeiros nunca me servindo de cunhas e sabendo que se alguem merecia a formação, um deles era eu. Em 2007 a minha formação estava no seu auge em relação aos objectivos que tracei e a minha ambição em querer ser mais operacional era muito grande. Tão grande que falei com quem de direito para me candidatar á chamada elite de bombeiros, a Força Especial de Bombeiros. Deixei então de ser profissional da Associação dos Bombeiros de Minde e passei a ser um operacional do Ministério da Administração Interna. Mesmo assim, durante esses 2 anos, o meu voluntariado era de tal maneira forte que nas minhas folgas estava sempre disponivel para estar no corpo de bombeiros para o que fosse necessário...............

Sancho Dias disse...

Em 2009 já com o sentimento de dever cumprido na Força Especial de Bombeiros e com o intuito de querer ajudar o Bombeiros de Minde informei a direcção que iria deixar a Força Especial de Bombeiros. No mesmo dia tive uma pequena reunião com o Sr. António Fresco, Presidente desta associação, que me propôs o meu regresso como profissional, prometendo mundos e fundos, nomeadamente a propria remuneração, que não seria como na FEB, o que eu compreendia perfeitamente. Após confiar na palavra deste senhor começei e exercer funções como profissional mas... Veio o primeiro balde agua fria, pois por alguém, que não nomeio, se queixar a um director que eu não podia ter um ordenado mais alto do que o desse mesmo homem, tendo mesmo chegado ao extremo de afirmar que se assim fosse abandonaria as suas funções, foi-me apresentado um contrato que não regia a palavra que me fora dada. Aceitei, nem mesmo confrontei o meu colega com o sucedido, sempre fugi aos conflitos. Enteguei-me de corpo e alma ao corpo de bombeiros, mais uma vez, e de um modo mais descoberto ajudei o Corpo de Bombeiros a evoluir em certos aspectos operacionais. Se era minha obrigação? Claro que sim! Mas não na forma como eu o fiz, fazendo trabalho que não me pertencia e que me fora confiado, terminado com sucesso.
Este ano e com o objectivo de fazer a minha vida pessoal, relativamente a construção de familia, informei a direcção que iria fazer tal feito, obviamente que se tivessem o intuito de me despedir ter-me-iam dito, ou deveriam ter dito. As pessoas normais trabalham assim. Com dignidade para com os outros. Mas não! Não me foi dada nenhuma informação em termos contratuais e eu mais uma vez confiei.
Tal não foi o meu espanto que no dia 29 do mês passado, tinha uma carta de rescisão de contrato que iria terminar no dia 1 do corrente mês. Ou seja, de um dia para o outro fiquei sem trabalho. E se querem saber a primeira coisa que disse quando vi a carta eu digo-vos sem qualquer problema: Passo a citar(... Isto não se faz nem a um animal ...).
Fiquei triste e revoltado pela falsidade das pessoas para comigo. Alegaram-me falta de serviços, para não me renovarem contrato e mandaram-me um xuto no rabo.
Proposeram-me fazer serviços e talvez um novo contrato daqui a uns meses. O mesmo filme, de há uns anos, mas com mais alguns capitulos pelo meio. Não posso aceitar mais este tipo de situações, não faz o meu tipo e não compactuo com elas, nunca! As pessoas crescem com os anos e aprendem com as situações da vida. Por mais que queira e por mais que me possam explicar, não é possivel convencer-me da justifação da dispensa da minha força de trabalho. Menos serviços? Pagamentos não atempados? Isto quer dizer que não há dinheiro para pagarem a um profissional? Poupem-me e façam contas!
No entanto, e apesar de tudo isto, meus amigos, eu vou continuar!

Um abraço
Sancho Dias

Anónimo disse...

só gostava de saber porque é que cortam os comentarios que algumas pessoas fazem, anonimos como o são quase todos, ou será que á certos comentarios que meche com alguns moderadores que não gostam de ouvir as verdades

Bruno Enes disse...

Caro anónimo, neste blogue todas as pessoas tem direito à sua opinião.
Se só agora reparou, deixe-me informa-lo que não publico comentários anónimos que nada tenham a ver com o post publicado, contendo palavrões ou que sejam claramente ofensivos para qualquer pessoa.
Contudo, se pretender assumir integralmente todo o texto de qualquer comentário que quiser ver publicado, terá que colocar a sua identificação nesse mesmo texto e aí sim, terei todo o gosto em publicar todos os seus comentários.

Anónimo disse...

nao sei se esse sancho era assim tao profissional como se fala por aqui, mas enfim sao opinioes.
acho muito sinceramente que se ele tem algum problema para resolver certamente nao será aqui.
deverá por isso talvez falar com os bombeiros e /ou direcao para esclarecer com eles os seus problemas.

Sancho Dias disse...

Caro anónimo, pelo que reparo não soube ler as letras "desse Sancho", eu mesmo!
Em lugar nenhum exponho algum problema que esteja por resolver.
Agradeço a sua opinião e conselho, no entanto como lhe disse, umas linhas acima, não há qualquer problema a resolver, ou será que há e eu não sei? Se sim, diga-me! Resolve-lo-ei certamente!
Quanto ao profissionalismo de que me acusa, ó meu caro....... identifique-se que eu respondo-lhe se conhecer de perto o seu trabalho.
Com a acusação que me faz deve conhecer de perto o meu , ou será que não? Ou conhece e não quer conhecer? Ou, ainda, conhece e não quer reconhecer???.
Ao esconder-se por detrás de um monitor parece-me, talvez, que de alguma forma se revê nas palavras que me dedicou, estarei enganado??....
Não sou homem de lavar roupa, fiquemos por aqui!


Cumprimentos

Sancho Dias

Anónimo disse...

CarO sancho, como não entraste no jogo, foste pendurado, tenho pena que se cometam ATITUDES NAZIS e a roçar o PIDESCO dentro da Colectividade Bombeiros de Minde,
Não tenhas pena , assume aquilo que foste e o trabalho realizado dentro daquela casa e deixa que o resto irá ser dado por aquela CAMBADA de MENTECAPTOS que por ali PROLIFERAM á custa de realizações pessoais.
Um Abraço
LR

Anónimo disse...

Já vi que a prioridade da direcção são os transportes e não as urgencias. Despedem se pessoas com formação para se meter taxistas para passear. Até saiem das empresas para isso

Anónimo disse...

Tem de se reduzir as despesas para dar para o contabilista

Anónimo disse...

Hé hé... Ainda por cima o rapaz é despedido e pumba... mais um curso. Pelos visto com sucesso. Realmente, quem tem formação não deve servir para profissional dos bombeiros de minde. Essa direcção anda dormir de touca. RUAAAAAAA...Não é só a parte financeira que conta meus senhores. Lembrem-se que estão á frente da direcção de um corpo de bombeiros. Ai Ai...

Anónimo disse...

Agora é que este anonimo falou bem. RUA COM ELES. É impressão minha ou a lei diz que é ilegal haver negócios nos corpos de bombeiros com empresas que são propriedade de comandantes ou diretores? Cá pra mim essa lei é contornada em Minde. estou enganado? Pois é... empresas. Pensam que estão a gerir as suas e não olham a meios para atingir objectivos financeiros, depois despedem. Inteligentes. Ou não. Veremos um dia essa inteligencia.

Anónimo disse...

forca direcao quem nao presta rua. corram com mais.

Anónimo disse...

Em relação a esse assunto concordo, pois para esta direcção o importante são os serviços de transporte ( para isso existem empresas privadas) e não as urgências. Relembro que os bombeiros foram criados para intervirem nas tragédias e quando as povoações estão em perigo e para isso o pessoal tem de ter a devida formação. Em relação ao profissionalismo do Sancho, não tenham duvidas das capacidades dele pois eu fiz muito occorência com ele e na altura que eu era do activo, quem me dera principalmente na parte da saúde que ele estivesse sempre de serviço. Inclusive vi o desempenho dele com meu próprio filho numa situação que se passou na escola. Más decisões tem sido tomadas por esta direcção durante tempo demais e continuam. Peço desde já aos bombeiros que continuem com coragem a desempenhar as tarefas que se lhes deparem. Embora sem concordar com as escolhas do comando, espero que consigam levar o navio a bom porto, para que os bombeiros de Minde, voltem aos altos niveis de desempenho de que eram conhecidos em todas as corporações vizinhas.
Em relação aos comentários anonimos, gostava de conhecer alguns dos autores para trocas de opiniões. Identifiquem se. Paulo Brasileiro

Anónimo disse...

não te apeteceu publicar a do contabilista

Bruno Enes disse...

Caro anónimo, esses seus recadinhos são bastantes construtivos e interessantes. Quero que saiba que tenho levado muito a sério os seus comentários. Ainda lhe digo que se não fosse esses seus comentários extremamente inteligentes não sei o que seria deste blogue. Espero que continue a comentar e que mantenha sempre aqui demonstrado o grau de inteligência a que nos habituou.

Já agora informo-o que temos neste blog um contador de visitas com registo de IP.

Anónimo disse...

Na passada segunda feira, meu filho fracturou um braço na escola. Tendo averiguado de ante mão se havia pessoal no quartel e tendo tido confirmação de que sim, Gostaria de saber porque a ambulância de socorro demorou cerca de 10 minutos para sair e chegar a escola. penso que não se deveu a distancia! Estando no horário laboral, acho que deviam estar bombeiros de serviço pois as únicas ambulâncias que faltavam eram de transporte e não de emergência. Já a cerca de um ano precisei também para meu filho e passou se praticamente igual tendo na altura sido chamado um elemento que estava a trabalhar numa empresa para vir para a ocorrência. Desde já agradeço o profissionalismo de todos os envolvidos somente apontando falhas a nível da demora. Relembro a quem coordena que os serviços de rotina não são a função principal dos bombeiros.
Agradeço publicamente aos socorristas que das duas vezes com muito brio e profissionalismo socorreram o meu pequeno.
Sancho e Nelson da primeira vez e Ana Morgado, Chicão e Pintas desta ultima. Muito Obrigado.

Jacaré BVA disse...

Esse Sancho é tão bom que é corrido de todo o lado. Perguntem-lhe porque é que ele saíu da FEB ??
Tem a mania que é bom, mas pouco vale..

ONÇA disse...

Será que as pessoas não têm espelhos em casa, só sabem julgar os outros?!Quem é que sabe se esse Sancho foi corrido da FEB?! o mal dele se calhar foi entregar-se de corpo e alma a essa casa, o que continua a fazer mesmo não tendo ordenado,sabia disso Sr. JACARÉ(que nem nome de pessoa tem).Parem de falar no rapaz que ele sempre cumpriu com a obrigação dele....

Sancho Dias disse...

Caríssimo(a) Jacaré BVA!
Assim que o acabei de ler nesse seu comentário, deu-me uma vontade de rir enorme. É tão triste saber que existem pessoas tão ignorantes, mal-intencionadas e conflituosas como o (a) Sr (a).
A sua capacidade moral e intelectual é tanta, que nem se deu ao luxo de ler os comentários acima feitos por mim, que explicam a minha saída da FEB. No entanto digo-lhe desde já que toda a formação que tenho nos bombeiros ou fora deles, a devo somente a mim próprio e todo o conhecimento que adquiri ao longo destes 13 anos como operacional nos bombeiros em Minde, meto-o em prática para todos os meus colegas. Não sou invejoso.
Quanto a ser corrido de todo o lado…. Garanto-lhe que sai da FEB sem qualquer problema e certamente ao contrário do(a) Sr. (a) dou-me bem com todo o efectivo seja desta força ou de qualquer outro CB. Sabe? A inveja é um sentimento muito feio!
Se por acaso quer falar de mim, identifique-se. É com todo o gosto que lhe responderei a todas as suas dúvidas que tem acerca da minha pessoa, sem ser reles, baixo e hipócrita como o (a) Sr. (a) foi neste seu comentário. Poderei eu também aconselha-lo a falar das coisas quando tiver conhecimento certo delas.
Mesmo assim, e porque sou um homem que não me escondo por trás de um monitor para dizer o quer que seja, desejo-lhe muitas felicidades e que consiga atingir os seus objectivos como eu os tenho atingido, com esforço, dedicação, humildade e seriedade.
1 Abraço camarada
Sancho Dias

Anónimo disse...

Ó Jacaré! Ora desdobra lá as tuas palavras, se conseguires, claro!
Então o rapaz foi corrido da FEB?? E eu a pensar que ele é que tinha vindo a correr de lá???
Não entendo. Explica aí à malta!
O rapaz não vale nada?? Então explica lá o curriculo que ele apresenta??
Sempre pensei que ele tivesse assim uns quantos cursos, daqueles que muitos não têm mas gostavam! ;)
Ou será que quando o menino diz que vale pouco fala de outras coisas? Explique-se homem!
É que como homem humano não me parece que lhe chegue, sequer, aos calcanhares!
Olhe, tome é conta da sua selva que lhe deve dar bem que fazer!

Beijos

Cecília Dias disse...

Pois é, acho que chegou a hora de dizer algo sobre tudo o que se tem falado sobre o tal Sancho. Pois nunca me pronunciei mas já chateia, tanto deitar abaixo, despeitar,e tentar destruir quem não se mete na vida de ninguém. Sim sou a mãe do próprio e muito me orgulho disso, pois tudo o que tem conseguido é por ele próprio e não com ajudas de ninguém. Orgulho-me muito do meu filho e apesar de suspeita estou à vontade para o dizer.Quem gosta muito bem quem não gosta temos pena. Apesar de tudo uma coisa me conforma são mais os favoráveis que os contra por isso....paciência. fico por aqui e só espero que estes comentários destrutivos acabem pois não levam a lado nenhum e que essas pessoas pensem nos seus filhos ou netos...todos temos telhados de vidro e pela lingua morre o peixe.
Os meus cumprimentos