março 28, 2010

Associação Nacional Assina Protocolo que Uniformiza Remunerações de Voluntários e Profissionais

Setúbal, 28 mar (Lusa) -- A Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais (ANBP) assinou hoje um "histórico" acordo coletivo de trabalho que regulariza a carreira e a hierarquia dos bombeiros profissionais das associações voluntárias e cria uma situação remuneratória uniforme para todos.

O acordo entre a ANBP, a Liga Nacional dos Bombeiros, o Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais e o Ministério do Trabalho foi assinado esta tarde em Setúbal, no IX Congresso Nacional dos Bombeiros Profissionais.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da ANBP, Fernando Curto, explicou que "este acordo equipara os bombeiros profissionais das associações voluntárias aos bombeiros sapadores e aos bombeiros municipais, regularizando a carreira e a hierarquia dos bombeiros e criando uma situação remuneratória uniforme para todos".
in: SAPO Notícias

Presidente da Liga critica atraso de três anos na entrega de 96 viaturas.


O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Duarte Caldeira, criticou hoje o Governo pelo "inqualificável atraso" na entrega de 96 viaturas a várias corporações do país, anunciada há três anos mas ainda não concretizada.


"É um atraso injustificável e deve ser precisamente por ser injustificável que ninguém nos explica por que é que as viaturas ainda não foram entregues", disse, à Lusa, Duarte Caldeira. 
Segundo o responsável, este será um dos assuntos em cima da mesa na reunião do Conselho Nacional da Liga dos Bombeiros, que sábado decorrerá em Vila Nova de Cerveira.
"Dessa reunião vai sair, certamente, uma manifestação de desagrado pelo facto de as viaturas ainda estarem por entregar aos destinatários, que tanta falta têm delas", referiu. 

Na reunião, Duarte Caldeira dará também conta da garantia do secretário de Estado da Administração Interna de que não haverá qualquer redução das solicitações aos bombeiros para transporte de doentes.
"Tínhamos sinais de que poderia ser reduzida a prescrição do transporte de doentes pelos bombeiros, em favor dos transportes públicos, nomeadamente táxis, mas o secretário de Estado garantiu-me que isso não ia acontecer. É uma evolução positiva, que registamos com agrado", sublinhou.

Duarte Caldeira disse ainda que no Conselho Nacional serão afinadas as questões relacionadas com o dispositivo operacional para fazer face à próxima época de incêndios, que considera ser "de risco elevadíssimo".
"Depois de um inverno rigoroso como este, há condições para uma regeneração muito forte da vegetação, sendo o potencial de risco elevadíssimo", alertou.

março 23, 2010

Ops.....

março 19, 2010

Vida Por Vida Domingo 21/03/10 12:00


Caros Leitores e amigos, segundo informações fonte segura, este Domingo dia 21/03/10 pelas 12: horas no 2º canal da RTP, irá para o ar o Programa VIDA POR VIDA em que irão transmitir uma reportagem sobre os Bombeiros Voluntários de Minde, nomeadamente sobre o simulacro e o Quartel. Fica aqui então o aviso e também convite para assistir ao programa.
Um Abraço

março 16, 2010

Bombeiros Agredidos Desistem das Queixas... (Assim Nunca Vamos Acabar Com Este Problema!)

Agressores acabam muitas vezes por pedir desculpas que são aceites pelos soldados da paz.
A maioria dos bombeiros das corporações da nossa região que são alvo de agressões durante o exercício das suas funções opta por desistir mais tarde da queixa judicial inviabilizando que os agressores sejam punidos. Nos últimos dois anos ocorreram diversas situações de agressões a bombeiros em Tomar, Abrantes, Almeirim e Alverca do Ribatejo mas segundo conseguimos apurar apenas dois destes episódios (Pego e Almeirim) vão seguir para a barra dos tribunais.

Operação Bombeiros em Força

Caros leitores, mais uma vez, ficou bem patente o descrédito e o tratamento que o Ministério da Administração Interna tem vindo a exacerbar sobre os bombeiros Portugueses, aquando da entrega das condecorações no Dia da Protecção Civil.
Pensamos por isso, que o tempo é de dizer Basta!
Mas não é só tempo de adjectivar a situação... é preciso agir, é preciso tomar medidas.

in: http://bombeirosparasempre.blogspot.com/2010/03/operacao-bombeiros-em-forca.html

março 14, 2010

3º Passeio BTT - Páscoa Viva - Bombeiros V. Barquinha.

Os Bombeiros Voluntários da Barquinha estão a organizar pelo 3º ano consecutivo mais uma edição do Passeio de BTT Páscoa Viva. É já no próximo Domingo dia 21 de Março, pelas 9.00h. que os betetistas poderão pedalar pelas paisagens do concelho e com o rio Tejo como fundo. 
Este ano a organização apresentará três bons percursos:
50km - D.F. médio; D.T. médio30km - D.F. médio; D.T. médio15km - Passeio guiado - D.F. fácil; D.T. fácil


No final serão atribuídos prémios para os 1º Classificados das provas de 30 e 50 nomeadamente masculino e feminino. Participante mais novo, mais velho e maior grupo.

As inscrições  poderão ser efectuadas pelos contactos: 914856651 e 914741246 ou pelo mail: bvb.desporto@gmail.com, ficando oficializadas depois de pagamento para o nib: 0035 0876 0001 2414 3304 7 e envio do respectivo comprovativo através de email.

Os valores de inscrição são de 12,50€ para participantes com mais de 12 anos e de 7,00€ para os participantes com menos de 12 anos e acompanhantes com mais de 6 anos.

A edição do blog bvminde deseja o maior sucesso para este Passeio de BTT e fica a aguardar algumas fotos do evento para posterior publicação.

março 11, 2010

3º Torneio 24h Futsal 2010 B.V.MINDE


Ora Caros leitores, aqui está a classificação do Nosso Torneio de Futsal 2010, mas antes demais quero desejar as rápidas melhoras aos nossos colegas Bombeiros que sofreram lesões durante o torneio, colegas de Mafra e Sesimbra com casos mais e graves e colega de Minde mais ligeiro.
Fora isso e, tirando algum atraso que fez prolongar o Torneio,tudo correu muito bem, houve muita animação, muito convívio, boa disposição. muitos comes e bebes, e muita alegria.
Agradeço a todos, principalmente ás equipas, porque sem elas não era possível realizar o torneio, aos Árbitros que agradeço pessoalmente todo o empenho e sacrifício, á Direcção dos B.V.Minde, e a todos os Bombeiros que de uma maneira ou de outra ajudaram, pena que não tivessem sido mais, mas enfim.... Se me esqueci de alguém peço desde já as minhas desculpas.
Espero que para o ano tudo corra ainda melhor, ficando já o convite para as equipas que participaram. Aqui fica então a classificação final. Obrigado a todos e bem hajam.

3º Torneio 24h Futsal 2010 B.V.MINDE

video

março 09, 2010

Benavente Disponível para Ajudar Bombeiros da Madeira

A Câmara Municipal de Benavente já se mostrou disponível para participar na campanha de solidariedade para ajudar os bombeiros da Madeira afectados pelo temporal. O presidente da Câmara Municipal de Benavente, António José Ganhão (CDU), considera no entanto que toda a ajuda deve ser centralizada na Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) com a garantia de que desta forma os apoios serão canalizados para quem mais precisa. “A câmara estará disponível para apoiar e aguarda orientações da ANMP relativamente à sua respectiva ajuda e concretização”, referiu o autarca. A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais juntamente com o Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais lançou uma campanha de solidariedade com vista à recolha de donativos para a família do bombeiro municipal que faleceu, assim como para todos os familiares dos bombeiros da madeira (voluntários e profissionais) que estão a viver momentos difíceis com a perda das suas casas e bens.

A associação apela “aos bombeiros de todo o país que se unam nesta onda de solidariedade para minimizar os efeitos negativos desta tragédia na vida dos bombeiros da Madeira e seus familiares”. Os donativos podem ser efectuados utilizando a conta do Sindicato dos Bombeiros - SNBP 360 628 70003 - do Banco Santander Totta, Largo Conde Barão, em Lisboa, expressamente criada para este fim.
in: O Mirante

março 07, 2010

Descontentamento.....

É triste e muito lamentável para com as pessoas, Bombeiros de Minde que se envolveram, de uma ou outra forma, na realização do 3º Torneio 24h futsal Inter-Bombeiros, e não tenha comparecido no mesmo a mais alta patente deste Corpo. Penso que todos nós envolvidos merecemos um pouco mais de respeito. Estou realmente muito triste, mas tudo fizemos para dignificar o Torneio.Embora fique sujeito a ouvir coisas que não queira mas, o meu descontentamento tinha de o demonstrar, porque fiquei sentido.
A pensar....

março 04, 2010

Mais um caso para a TV....

video
http://bombeirosparasempre.blogspot.com/

"Filho Não Vás Para os Bombeiros"

Condecorações são só para quem necessita delas no currículo para justificar as nomeações.
O bombeiro burro e ignorante que fique caladinho que não esta nas suas atribuições pensar.
Quando chegar a sua hora vai para o desemprego como os outros todos...
Uma eventual definição de bombeiro: Burro ignorante que abandona a família para gratuitamente ou pelo valor do ordenado mínimo resolver todo o tipo de situações desde postes da EDP caídos, ralos entupidos, mulheres com o período, carregar doentes para o hospital para os familiares irem as compras, servir de barriga de aluguer do SNS e claro ser tratado abaixo de cão...
Fazemos o trabalho de carregadores de doentes, cantoneiros de limpeza, psicólogos, fantoches decorativos, entre outras inúmeras situações, sem que nos seja dada formação, porque essa foi para a GNR e outras entidades...
Bombeiros de Portugal os únicos a terem de obrigatoriamente terem de cumprir um limite mínimo de horas sem que lhes seja dada qualquer formação...
Fiscalizam as horas religiosamente, não fiscalizam é as faltas de formação, de equipamento, de carácter...
Mas sai mais barato e bonito dar uma medalha a um que já morreu, sempre é um pretexto para mais algum destaque...
Bem dizia a minha mãe, filho não vás para os bombeiros...

Autor: Compax

http://bombeirosparasempre.blogspot.com/

março 02, 2010

Uma Realidade...

video

março 01, 2010

Simulacro (acidente de viação)

Venho publicar, embora com um pouco de atraso, e peço desde já desculpas, o artigo sobre o Simulacro ocorrido no passado dia 20/02/10, na curva do pinheiro Manso.
O mesmo decorreu como se previa, lindamente.
Tendo este um grau de dificuldade bastante elevado, e dai talvez um pouco a demora a concluir a extracção das supostas vitimas, não colocou entraves ao empenho de todas as pessoas envolvidas
Foi bom e gostei de participar, quer na fase de instruções e, claro, no próprio simulacro.
Muitos foram os olheiros que ao mesmo ocorreram, mas nunca perturbando o trabalho dos nossos Bombeiros. Foi uma boa iniciativa para enriquecer a cultura instrutiva destes homens e mulheres que fazem parte deste Corpo de Bombeiros.
Continuem, pois só assim poderão ir mais longe, caso haja necessidade.
Um agradecimento especial para a GNR de Alcanena tendo também estado presente no mesmo exercicio, que teve também a participação da equipa de reportagem do programa Vida Por Vida, o qual irá transmitir não só o simulacro mas também uma reportagem com entrevistas sobre os B.V. Minde,penso que dia 07/03/10.
Um Abraço.

video

Visita á Empresa RENOVA


Decorreu no passado sábado dia 27/02/10, uma visita por alguns elementos do Corpo dos Bombeiros de Minde, e tendo ficado agendada para o próximo sábado nova visita para outros elementos deste Corpo, á empresa RENOVA.
Esta serviu para ficar-mos a conhecer a empresa, quer a nível de meios de segurança e, claro, como se fabrica o papel .
O Sr. Eng, António Oliveira, Chefe do Departamento de segurança, foi o nosso guia, explicando como tudo funciona e quais os procedimentos em situações de acidentes, quer de saúde quer de incêndios.
Foi uma visita muito construtiva e, embora com chuva ,uma tarde bem passada.
Como se pode ver, os nossos Bombeiros não param, no sentido instrutivo.
Bem Hajam a todos os Bombeiros.