maio 28, 2008

BTT MINDE - Agradecimento aos Bombeiros



A Organização do evento BTT MINDE 2008 agradece publicamente toda a colaboração desenvolvida pelos Bombeiros Voluntários de Minde com o apoio dos Bombeiros de Constância, que garantiram a segurança do evento e muito contribuiram para que o mesmo fosse um êxito.

Uma palavra especial para o execelente dossier elaborado pelo Sancho e pelo louvável profissionalismo na implantação do plano de intervenção.
MUITO OBRIGADO !!!

A Organização do BTT MINDE 2008

maio 27, 2008

Defesa da Floresta Contra Incêndios


Aprovado Plano Operacional Municipal.
O Plano Operacional Municipal para 2008, em matéria de defesa da floresta contra incêndios, foi aprovado no passado mês de Abril, em reunião da CMDFCI.


A Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (CMDFCI) do concelho de Alcanena aprovou, no passado dia 18 de Abril, o Plano Operacional Municipal (POM) para 2008.

Tendo como objectivo o levantamento dos recursos existentes nos diferentes elementos envolvidos na defesa da floresta, com vista à avaliação da capacidade operacional do Município de Alcanena, este Plano operacionaliza todo o dispositivo de defesa da floresta contra incêndios, estabelecendo, de forma coordenada, o envolvimento das diversas entidades intervenientes na prevenção; vigilância e detecção (vigilância fixa – rede de postos de vigia – e vigilância móvel – ESF0516C, equipa de vigilância móvel, equipa de vigilância da CMA e GNR); primeira intervenção (ESF0516C, equipa de vigilância da CMA, Bombeiros Municipais de Alcanena, Bombeiros Voluntários de Minde e Grupo de Auto-Defesa do Aglomerado Populacional de Espinheiro); combate (Bombeiros Municipais de Alcanena e Bombeiros Voluntários de Minde); rescaldo e vigilância pós-incêndio (Bombeiros Municipais de Alcanena, Bombeiros Voluntários de Minde, ESF0516C, Grupos de Auto-Defesa dos Aglomerados Populacionais – Alcanena, Espinheiro e Moitas Venda, Equipa de Vigilância Móvel e Equipa de Vigilância da CMA).

Com a aprovação do Plano Operacional Municipal (POM) para 2008, fica clarificado o papel e a responsabilidade de cada um dos parceiros envolvidos, a saber:
- Câmara Municipal de Alcanena (Equipa de Vigilância da CMA – carros; Equipa de Vigilância Móvel – motos; e Postos de Vigia);
- ADSAICA (ESF0516C);
- Junta de Freguesia de Moitas Venda (Grupo de Auto-Defesa do Aglomerado Populacional);
- Junta de Freguesia de Espinheiro (Grupo de Auto-Defesa do Aglomerado Populacional);
- Associação Pedrinha MotorClub (Grupo de Auto-Defesa do Aglomerado Populacional);
- Exército (Escola Prática de Engenharia);
- Bombeiros Municipais de Alcanena;
- Bombeiros Voluntários de Minde;
- GNR (Posto de Alcanena, EPNA, EPF e EPNAZE);
- Munícipes, Proprietários Florestais e Visitantes
Fonte: Site CMA

maio 24, 2008

Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais 2008

Teve início a 15 de Maio a Fase Bravo do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais e prolonga-se até 30 de Junho, integrando até 1.601 Equipas/Grupos/Brigadas, até 6.625 elementos, até 1.592 veículos e até 30 meios aéreos, por todo o país. Existem também 2 Helicópteros Bombardeiros Ligeiros da AFOCELCA e as Equipas/Brigadas de outros Agentes presentes no terreno.

Os Bombeiros Voluntários de Minde integram esta força com um veículo florestal de combate a incêndios(VFCI) e uma equipa de intervenção(EI) de 5 elementos.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil apela assim aos cidadãos para, nos espaços florestais e durante este período de alerta:

-Evitarem comportamentos de risco.
-Não fazerem qualquer tipo de fogo.
-Não deitarem fósforos ou pontas de cigarros para a floresta.
-Não utilizarem foguetes nem fogo-de-artifício.

Não esquecer, que os incêndios florestais constituem uma séria ameaça à floresta portuguesa, que compromete a sustentabilidade económica e social do País.

Se avistar o início de um incêndio florestal, ligue de imediato para o 112.

PORTUGAL SEM FOGOS DEPENDE DE TODOS.

Qualquer criança pode usar um desfibrilhador e salvar uma vida

INEM e Ordem dos Médicos defendem que utilização deve ser restrita a técnicos e actos devem ser supervisionados por especialistas em reanimação. Na região há dezenas de aparelhos encaixotados.

O médico e professor catedrático Fernando Pádua defende a utilização pelos bombeiros, e até pelo cidadão comum, dos aparelhos de Desfibrilhação Automática Externa (DAE) que emitem choques para reanimar doentes em paragem cardíaca. “Qualquer criança de quatro anos pode usar o aparelho e salvar uma vida”, disse o cardiologista que se destacou pela sua luta na prevenção de doenças cardiovasculares...

Ler mais em: o Mirante-online

maio 23, 2008

Aumento dos combustíveis cria dificuldades aos bombeiros da região

As corporações de bombeiros voluntários querem ter acesso a gasóleo mais barato e querem que as comparticipações do Estado pelos serviços prestados no socorro e no transporte de doentes sejam actualizadas para valores compatíveis com o aumento das despesas.

A Associação dos Bombeiros Voluntários de Torres Novas não conseguiu este ano aumentar o ordenado dos 33 elementos profissionais que tem ao serviço numa percentagem igual à da inflação. Os telefonistas e motoristas de ambulância perdem assim poder de compra e a culpa, diz o presidente da associação, Arnaldo Santos, é dos constantes aumentos dos combustíveis que estão a asfixiar a corporação e já têm repercussões na capacidade operacional. Os bombeiros têm cada vez mais gastos com o gasóleo e estão a desviar dinheiro que devia ser aplicado na compra de materiais e equipamentos para fazer face às despesas.

O transporte de doentes, que é pago pelo Ministério da Saúde, não tem tido actualizações ao mesmo nível do aumento do gasóleo. Para alguns responsáveis de corporações da região este serviço está à beira de começar a dar prejuízo aos bombeiros. Os 40 cêntimos pagos por quilómetro até agora originavam receitas que permitiam às associações de bombeiros voluntários sobreviver e pagar despesas de manutenção de veículos e com materiais. Nos Voluntários de Santarém chegou-se a um estado em que em vez de se levar apenas um doente para uma consulta ou tratamento numa ambulância, passou-se a organizar as saídas de modo a que a mesma viatura leve vários utentes e a corporação receba dois ou três serviços numa só viagem.

Para o presidente da direcção da Associação dos Bombeiros Voluntários de Santarém, Diamantino Duarte, a diminuição de receitas faz com que “a corporação tenha que andar de mão estendida a pedir” e até a fazer “empréstimos bancários nos quais os directores são fiadores”. “Não temos tesouraria que suporte o aumento dos combustíveis”, reforça o dirigente. A corporação precisa de comprar uma nova viatura de desencarceramento porque a que está ao serviço tem 30 anos e já não oferece condições de segurança. Mas com o aumentar das despesas o objectivo vai ter que ser adiado.

publicado em: O MIRANTE

Taça da Liga de Bombeiros

Integrado nas comemorações do Ano Nacional do Voluntariado, a Liga dos Bombeiros Portugueses organizou a 1ª LigaBombeiros de futebol, apadrinhada pelo futebolista Rui Costa e o treinador Octávio Machado. Esta competição decorreu nos meses de Abril e Maio e contou com a participação de 15 equipas, cada uma delas compostas por uma selecção de jogadores de cada distrito. Os distritos participantes foram: Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Évora, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo e Viseu.

Pela selecção do distrito de Santarém foram convocados 5 bombeiros de Minde, Mário Salcedas, Nelson Carriço, Helder Ceboleiro, Rui Carriço e Leandro Almeida que tiveram uma excelente prestação e contribuiram bastante para a classificação deste distrito. Quem sabe poderão ser convocados para a selecção nacional de bombeiros que irá disputar o campeonato do mundo da protecçao civil na Polónia.

A final desta competição decorreu no passado dia 17 de Maio e terminou com a vitória do distrito de Aveiro, após ter vencido o distrito de Santarém por 0-4.

Aqui ficam os parabéns à selecção vencedora e uma palavra de apreço aos jogadores do distrito de Santarém em especial aos Bombeiros de Minde, que deram provas do excelente futebol que praticam e que mereciam ter ganho esta final.