outubro 22, 2008

Queima de Sobrantes e Realização de Fogueiras


- Informação do Gabinete Técnico Florestal do Município de Alcanena

A adopção de medidas e acções especiais de prevenção contra incêndios florestais decorre sobretudo durante o período crítico anualmente estabelecido por portaria. No ano de 2008, o período crítico decorreu de 1 de Julho a 15 de Outubro, tendo sido definido pela Portaria nº 566/2008, de 30 de Junho.

Em todos os espaços rurais, fora do período critico, e desde que não se verifique o índice de risco temporal de incêndio de níveis muito elevado e máximo, é permitido realizar a queima de sobrantes.

O que é a queima de sobrantes?
É o uso do fogo para eliminar sobrantes de exploração cortados ou amontoados, ou seja, o material lenhoso e outro material vegetal resultante de actividades Agro-florestais.

Qual a melhor altura para realizar fogueiras e queima de sobrantes?
- A queima pode ser feita fora do período crítico, sem necessidade de obtenção de licença na Câmara Municipal;
- As fogueiras e queimas devem ser feitas de manhã cedo, em dias de temperaturas baixas, humidade do ar elevada (céu nublado e com tendência para chover) e sem vento;
- Não faça queimas nas proximidades de áreas florestais e tenha sempre à mão instrumentos que permitam apagá-la e afastar os materiais incandescentes;
- Vigie a fogueira permanentemente, mesmo depois de extinta.

Quais as medidas de segurança a tomar?
Na realização de fogueiras e queimas, para sua segurança e para segurança da floresta, devem ser tomadas as seguintes precauções:
- Ao redor da fogueira deve ser limpa uma faixa de 2 metros de largura, para não haver propagação do fogo;
- A fogueira deverá ser vigiada permanentemente, tendo sempre à mão enxadas, pás mangueiras e outras ferramentas; a água deve estar sempre acessível, seja através de recipientes, mangueiras, poços ou nascentes;
- Na extinção da fogueira deve utilizar água, certificando-se que não existe combustão no interior das cinzas. Para tal, utilize os utensílios para remexer a zona queimada, apagando qualquer réstia de materiais combustíveis;
- A fogueira deve ser vigiada durante várias horas após a extinção, de modo a evitar reacendimentos. Um grande número de fogueiras origina incêndios muito tempo após terem sido presumivelmente apagadas.

Consulte o Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Alcanena para conhecer o período crítico de cada ano, bem como o Índice de Risco de Incêndio diário.

Sem comentários: