julho 30, 2008

Plano de Contingência para as Ondas de Calor


A Câmara Municipal de Alcanena elaborou, em colaboração com a autoridade de saúde local, o Plano de Contingência para as Ondas de Calor, plano de actuação que visa fazer face a uma situação de emergência relacionada com esta problemática, minimizando os seus efeitos, com o envolvimento de todos os responsáveis, de forma organizada e empenhada. Assim, ao ser emanado um alerta vermelho de onda de calor, o Centro Municipal de Operações de Emergência de Protecção Civil reúne, sendo que cada uma das entidades terá um campo de actuação específico.

Definiu-se como 1º nível de actuação a Freguesia, onde deverão estar definidos um responsável e um local ou locais climatizado(s), ou com características semelhantes, para onde as pessoas se possam dirigir caso necessitem de assistência ou acompanhamento.

No 2º nível surgem os centros locais de atendimento, onde profissionais de saúde se encarregarão dos casos que inspirem maiores cuidados. Estes centros de atendimento estão localizados nos Centros de Saúde de Alcanena e Minde. As freguesias a servir por cada um destes centros são as seguintes:

Centro Local de Atendimento de Alcanena
Freguesias: Alcanena, Bugalhos, Espinheiro, Louriceira, Malhou, Monsanto e Vila Moreira

Centro de Atendimento de Minde:
Freguesias: Minde, Moitas Venda e Serra de Santo António

A apresentação e discussão do Plano de Contingência para as Ondas de Calor decorreu no Auditório dos Paços do Concelho e contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Eduardo Marcelino Camacho, do Vereador Artur Simões Rodrigues, dos técnicos do Gabinete de Ambiente e do Gabinete Técnico Florestal da Autarquia, da Delegada de Saúde de Alcanena, dos presidentes das Juntas de Freguesia do Concelho, do Comandante dos Bombeiros Municipais de Alcanena e ainda representantes da GNR, Segurança Social e associações de apoio à infância e à terceira idade do concelho.

O que é uma Onda de Calor?
As Ondas de Calor são um fenómeno que afecta significativamente a qualidade de vida e a saúde de várias faixas etárias e sociais da população, caracterizando-se por um aumento considerável da temperatura durante vários dias, constituindo a exposição das pessoas a períodos de calor intenso uma agressão para o organismo, que pode causar os seguintes sintomas: desidratação, agravamento de doenças crónicas, esgotamento e golpe de calor.

Os mais vulneráveis aos potenciais efeitos das Ondas de Calor são as crianças nos primeiros anos de vida; os idosos; os portadores de doenças crónicas; os obesos; as pessoas acamadas; as pessoas com problemas de saúde mental; pessoas que tomem medicamentos como os anti-hipertensores, anti-arrítmicos, diuréticos, anti-depressivos, neurolépticos, etc; os trabalhadores manuais expostos ao calor; e as pessoas que vivam em más condições de habitação.

Existem ainda alguns comportamentos de risco como exposição prolongada ao sol, ingestão excessiva de álcool ou ingestão de medicamentos, que devem ser evitados.
In site da CM Alcanena

Sem comentários: