fevereiro 18, 2008

Reunião CMDFCI


Decorreu no passado dia 12 de Fevereiro, no Auditório dos Paços do Concelho, mais uma reunião da Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios – CMDFCI.

Pautadas por uma cultura de avaliação das acções desenvolvidas e de planeamento para futuras intervenções, estas reuniões da CMDFCI de Alcanena visam uma melhoria efectiva nas estratégias a adoptar pela Comissão.

Assim, na reunião do passado dia 12 de Fevereiro foi feita a avaliação do dispositivo de defesa da floresta contra incêndios implementado em 2007 e apresentado o Plano de Acção para 2008.

Relativamente ao primeiro ponto da ordem de trabalhos – Avaliação do Dispositivo de Defesa da Floresta Contra incêndios 2007 – os principais dados e conclusões retirados foram os seguintes:

Com uma área ardida de 188,69 ha e 66 ocorrências registadas pelos Bombeiros Municipais de Alcanena e Voluntários de Minde entre Janeiro e Dezembro de 2007, verificou-se um decréscimo relativamente ao ano anterior (2006) quer no que respeita à área ardida (299,42 ha), quer ao número de ocorrências (106), correspondendo o incêndio registado na freguesia de Minde (Covão do Coelho), a 24 de Agosto de 2007, a 96,21% do total da área ardida no concelho de Alcanena.

Em mais de 70% dos casos de incêndio, as duas corporações de Bombeiros do concelho chegaram ao local de combate nos primeiros 10 minutos após o alerta, dependendo o tempo de resposta da acessibilidade e disponibilidade de meios, pelo que se pode concluir que a distribuição de meios é eficaz, o que potencia o sucesso da 1.ª Intervenção. No que concerne ao combate, o potencial de concentração de viaturas de extinção foi um factor significativo na sua eficácia.

Parceiros importantes na defesa da floresta contra incêndios em 2007 foram a Equipa de Vigilância Móvel da Câmara Municipal de Alcanena, que actuou em 10 ocorrências, a vigilância móvel efectuada pela GNR com as motorizadas da CMA, pelo seu carácter dissuasor, e os Sapadores Florestais, não só pela vigilância e 1.ª Intervenção, como também pela limpeza e abertura de caminhos.



Já no segundo ponto da ordem de trabalhos desta reunião da CMDFCI de Alcanena – Apresentação do Plano de Acção para 2008, este contempla as seguintes medidas:
- Assumpção do protocolo de vigilância com a GNR por mais um ano;
- Promoção de formação adequada às pessoas que irão ocupar os postos de vigia;
- Implementação das acções de vigilância e sensibilização aprovadas na Candidatura ao Fundo Florestal Permanente – Área 1 – Prevenção e Protecção da Floresta Contra Incêndios;
- Apoio aos Grupos de Auto-Defesa dos Aglomerados Populacionais;
- Promoção, em parceria com os Bombeiros, de acções de formação dos Grupos de Auto-Defesa dos Aglomerados Populacionais;
- Aquisição de GPS;
- POM.

Os Eixos Estratégicos definidos no plano de actividades para 2008 são os seguintes:

1.º Eixo Estratégico – Aumento da resiliência (resistência) do território aos incêndios florestais;
2.º Eixo Estratégico – Redução da incidência de incêndios;
3.º Eixo Estratégico – Melhoria da eficácia do ataque e da gestão de incêndios;
4.º Eixo Estratégico – Recuperação e reabilitação dos Ecossistemas;
5.º Eixo Estratégico – Adaptação de uma orgânica funcional e eficaz.

Estiveram presentes nesta reunião, para além do Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Eng.º Luís Azevedo, do Vereador Artur Simões Rodrigues (Pelouro de Bombeiros e Protecção Civil) e dos Técnicos do Gabinete Florestal da CMA, representantes das seguintes entidades: Bombeiros Municipais de Alcanena, GNR, Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, Direcção Geral dos Recursos Florestais, Centro Distrital de Operações de Socorro de Santarém, EDP, Tagusgás, Estradas de Portugal, representante das Juntas de Freguesia do concelho e representante dos proprietários florestais do concelho de Alcanena.
In site "CM Alcanena"

7 comentários:

Anónimo disse...

e os BV de Minde não foram à reunião ?

Anónimo disse...

Realmente dá que pensar...
Será que houve algum representante dos bombeiros de Minde nesta reunião tão importante?
Não me parece!
Será que a zona operacional dos bombeiros de Minde não conta nestes planos previos?
Será que a ignoram pelo facto de ter sido fustigada pelos incendios o verão passado?
Será que aprenderam com essa lição?
NÃO ME PARECE!
Vamos ver este ano como tudo vai correr.

Anónimo disse...

Pelo menos no anuncio da reunião os bv minde foram convocados.
Se não apareceram foi porque não quiseram

Bruno Enes disse...

Caros leitores, quero informar que me foi comunicado, no dia 19 de Fevereiro pelo Sr. Comandante dos Bombeiros de Minde, que devido a razões de saúde, não foi possível a sua presença nesta reunião.

Anónimo disse...

E não há outros elementos no corpo de bombeiros de Minde com capacidade de desempenhar a função de representar o seu CB numa reunião com esta envergadura?
É de lamentar!

Anónimo disse...

Deve de haver...
Nós vemos tanto pessoal jovem operacional...Duvido que não haja!
Sei de fonte segura e tambem reparo que os bombeiros de Minde tem um elemento com muita formação especializada!
Mas azar...Ele ainda é jovem!INFELIZMENTE Minde nunca olhou com bons olhos para os jovens terem cargos.Agora os bombeiros vão pelo mesmo caminho.

Anónimo disse...

HA TANTOS BURROS A MANDAREM EM HOMENS DE INTELIGENCIA QUE AS VEZES FICO PENSANDO QUE BURRICE E UMA CIENCIA