Vários concelhos dos distritos de Santarém, Castelo Branco e Portalegre estão este domingo em “risco máximo” de incêndio, informou o Instituto de Meteorologia (IM), indicando que as temperaturas hoje deverão atingir os 37 graus em Beja.
O IM alerta ainda para o “risco muito elevado” de incêndio em alguns concelhos dos distritos do Algarve, Alentejo, Guarda, Bragança, Viseu e Vila Real.No que diz respeito ao calor que deverá ser sentido este domingo, o Instituto decretou o alerta amarelo para os distritos de Braga, porto, Vila Real, Bragança, Guarda, Évora e Beja, devido às previsões de que a temperatura deverá variar entre os 28 graus em Coimbra e os 37 graus em Beja.
Relativamente às radiações de ultravioleta, o IM avisa que o risco de exposição solar é “muito alto” em todos os distritos de Portugal Continental.
In "Correio da Manhã"
A Câmara de Abrantes aprovou, no dia 12 de Junho, o processo com vista ao lançamento de concurso público da empreitada de construção do Quartel dos Bombeiros de Abrantes. O projecto foi aprovado pela Autoridade Nacional de Protecção Civil, nomeadamente pelo comando distrital de operações de socorro de Santarém, e pela Autoridade Concelhia de Saúde. Com o valor estimado de 1.479.780 euros, a câmara candidatou a obra ao QREN - Quadro de Referência Estratégico Nacional., no âmbito do eixo III. (...)

José Pernes, adjunto dos Bombeiros Voluntários de Samora Correia faleceu esta madrugada, vítima de doença súbita. O bombeiro de 37 anos foi encontrado sem vida pela esposa de manhã. Os colegas estranharam a sua ausência numa acção de formação e o facto de não atender o telefone. Foram à sua residência e “quando a esposa o ia acordar” viu que não reagiu.

Dados que o Governador Civil Santarém apelidou na segunda-feira como “vergonhosos”, afirmando ser necessário intervir de forma ainda mais clara para combater estes números. “Embora os números até 15 de Maio deste ano indiquem uma redução de oito mortos em comparação com 2007, o resultado não é satisfatório”, disse Paulo Fonseca.










