março 22, 2011

Trata-se do primeiro evento deste ano a ser organizado pelos Bombeiros de Minde.
Estão ainda previstos outros eventos no futuro, como é o caso do já habitual torneio de futsal interbombeiros.

APAREÇAM, A ANIMAÇÃO ESTÁ GARANTIDA!!!

dezembro 22, 2010

Bombeiros de Minde com novo Comandante

Foi no passado Domingo dia 19, que tomou posse o novo Comandante dos Bombeiros Voluntários de Minde. 

O Bombeiro Sérgio Henriques, foi o escolhido pela Direcção da Associação, para o cargo de 1º Comandante da nossa corporação.

A cerimónia de tomada de posse, decorreu durante as comemorações do Natal do Bombeiro, onde também estiveram presentes o Presidente da Assembleia Geral da Associação, Directores, o representante da  Federação Distrital de Bombeiros de Santarém (cmdt. Adelino Gomes), e o ex-cmdt. e Vereador da Protecção Civil da Câmara Municipal de Alcanena (Luis Pires). Todos eles proferiram palavras de apreço ao novo Comandante, realçando as suas qualidades como homem e como bombeiro e desejando-lhe as maiores felicidades na sua nova missão.

No seu discurso, o novo Comandante Sérgio Henriques apelou à união e ao espírito de equipa entre todos os elementos da corporação, com vista a tornar o corpo de bombeiros num exemplo para todos os outros. Falou ainda que os Bombeiros de Minde se deparam com vários problemas a nível de recursos humanos, nomeadamente a nível de chefias. Facto este, que tentará solucionar o mais rapidamente possível, através da formação para todas as categorias de bombeiros.


Os Bombeiros de Minde passaram por um momento de instabilidade desde o inicio do ano, com a saída voluntária do ex-comandante Luis Couto no mês de Abril. 
O Sub-Chefe Carlos Gavazzi teve então de assumir o comando em regime de substituição e em condições particularmente difíceis, até que a direcção da Associação nomeasse um novo Comandante. 
Quero aproveitar para deixar aqui uma palavra de apreço para o Sub-chefe Gavazzi, pelo trabalho desenvolvido neste período.

Quanto ao novo Comandante Sérgio desejo-lhe muita sorte e as maiores felicidades nesta nova missão, e espero que com a ajuda de todos coloque o nosso Corpo de Bombeiros no patamar que merece.

dezembro 17, 2010

Comemorações do Natal do Bombeiro

Irá ter lugar no próximo dia 19 de Dezembro, mais uma comemoração do Natal do Bombeiro nos Bombeiros Voluntários de Minde.

Este dia de festa começará pelas 10 horas com o hastear da bandeira, seguido de formatura pelas 11 horas e prolongamento das cerimónias, que por volta das 13 horas culminará com um almoço convívio.
Será uma oportunidade para Bombeiros, suas famílias e convidados, celebrarem juntos mais um natal nesta grande família que é os Bombeiros.

FELIZ NATAL PARA TODOS.

dezembro 14, 2010

ANPC apresenta o Sistema de Informação de Planeamento de Emergência

Será apresentado esta quarta-feira, 15 de Dezembro, pelas 10h00, no auditório da sede da ANPC, em Carnaxide, o Sistema Nacional de Planeamento de Emergência (SIPE), uma plataforma informática assente numa base de dados associada às tecnologias de informação e comunicação, na qual estarão alojados e disponíveis todos os Planos de Emergência de Protecção Civil de segunda geração, aprovados pelas autoridades territorialmente competentes.
Ler mais...

dezembro 11, 2010

1.º Passeio Turístico Surpresa dos Bombeiros Voluntários de Santarém

Os Bombeiros Voluntários de Santarém promovem dia 19 de Dezembro o 1.º Passeio Turístico Surpresa, que convida os amantes do todo-o-terreno a passarem um dia divertido em que, simultaneamente, se auxilia a corporação.
Os interessados em participar no passeio devem fazer a sua inscrição através dos números 966 671 409 ou 912 133 380, ou através do correio electrónico bvs.comando2@mail.com.

Fonte: O Mirante

dezembro 04, 2010

Gil Martins Alvo de Buscas.

A casa do comandante operacional da Protecção Civil, Gil Martins, foi alvo de buscas há duas semanas. A operação, levada a cabo pelo Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa, foi feita no âmbito do inquérito ao desvio de 100 mil euros, entre os anos de 2007 e 2008, pelo comandante operacional da Autoridade Nacional da Protecção Civil (ANPC).

A mulher de Gil Martins, entretanto, foi ouvida pela Polícia Judiciária dois dias depois das buscas, efectuadas no dia 23 de Novembro, soube o i, não tendo sido possível confirmar se foi ouvida na qualidade de testemunha ou se foi constituída arguida no processo. 

As apreensões feitas pela polícia em casa do comandante operacional são de pequena monta. Na verdade, a PJ apreendeu apenas um videogravador, um aparelho de televisão, um iPod, dois ratos de computador e uma máquina fotográfica. Fonte ligada à ANPC revela que o DIAP suspeita que o material apreendido terá sido adquirido com verbas desviadas da associação. 
Ler mais em: ionline.pt

dezembro 03, 2010

Despedimentos nos B.V. Minde

Depois do anúncio dos novos elementos de comando dos Bombeiros Voluntários de Minde, e quando se pensava que a estabilidade estava a regressar ao corpo de bombeiros, eis que a direcção da associação resolveu surpreender alguns bombeiros assalariados, 
com uma carta de rescisão de contrato de trabalho.
Segundo alguns dos visados, o alegado motivo da rescisão prende-se com um decréscimo dos serviços prestados pela associação, motivo este que alguns bombeiros não compreendem, uma vez que nos últimos
tempos a associação tem apostado e investido em novas ambulâncias para o transporte de doentes.
Será que as ambulâncias não precisam de tripulantes? Ou será que os tripulantes precisam de ser substituídos?

Ficamos a aguardar mais notícias sobre o assunto...

maio 05, 2010

Comunicado à População de Minde

"Eu, Luis Vitor Ribeiro Couto, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Minde. tendo entrado para os Bombeiros em 1978, saí como Comandante em 1994, devido a divergências graves que nesse ano tive
com um dos elementos da Direcção na altura.
Passados 12 anos, em 2007 não conseguindo arranjar ninguém para assumir o cargo de Comandante dos Bombeiros Voluntários de Minde, esse mesmo elemento da direcção de 1994 veio convidar-me para exercer novamente o cargo.
Pensei e, depois de alguns dias, e porque gosto muito dos Bombeiros, aceitei. Mas em má hora o fiz.
Digo isto porque, desde esse dia, nunca mais tive sossego para comandar nas devidas condições toda a parte operacional, que só, mas só, ao Comandante, por lei, diz respeito.
A direcção, sempre que podia, entrava em diálogo com os bombeiros, fazendo com que houvesse divisões nos mesmos, pondo alguns desses elementos em causa o meu Comando.
Mas enfim, tudo era menor se eu tivesse capacidade psicológica para enfrentar os problemas, mas, infelizmente, a minha saúde traiu-me.
Por isso quero dizer-vos que o verdadeiro motivo da minha saída nada tem a ver com essas divergências, mas sim devido ao meu estado de saúde que dia a dia se tem agravado cada mais, estando mesmo proibido pelos médicos de executar tarefas de esforço físico e mental.
Por isso quero informar a toda a população que, a partir de 30 de Abril de 2010, deixarei de exercer funções como Comandante dos Bombeiros Voluntários da nossa terra. Digo nossa porque estou cá há mais de 35 anos.
Mas posso dizer-vos que esta decisão de deixar novamente os Bombeiros não foi nada fácil, porque, quem toca nos Bombeiros uma primeira vez na vida, é mordido de tal forma que é dificil de deixar, pois a paixão é muita.
Mesmo assim quero dizer-vos que sempre conseguimos que toda a população dormisse e continue a dormir em descanso nas suas camas, pois temos todos os nossos elementos bem preparados.
Digo bem preparados porque temos seis Bombeiros com o TAS (Tripulante de Ambulâncias de Socorro), 55 com TAT (Tripulante de Ambulâncias de Transporte) e todos com curso de desencarceramento, para vos socorrer a qualquer hora, de noite, de dia, sábados domingos e dias feriados.
Assim como, a nivel de fogos, também a população pode estar descansada, porque, embora algumas vezes com atrasos compreensíveis, pois os bombeiros também trabalham, e a maior parte, senão todos, trabalham fora de Minde, tudo se tem feito para se minimizarem as situações.
Quero dizer-vos também que sempre, mas sempre, dei tudo o que tinha e o que não tinha para levar a nau a bom porto.
Não me arrependo de nada nas decisões que tomei, porque, se as tomei, é porque estava consciente de que era o melhor.
Vamos continuar a ver-nos, porque, felizmente estou há 35 anos em Minde e, se Deus quiser, ainda cá vou andar outros tantos.

Quero também agradecer publicamente à minha esposa, aos meus filhos, ao meu genro e nora e amigos, pois todos me apoiaram sempre
nesta dificil tarefa.
Por fim, quero agradecer e louvar publicamente todos os Bombeiros
desta Corporação pelo seu trabalho, competência disciplina e respeito que sempre tiveram por mim e pela farda que envergam.
Um grande obrigado a toda a população pela maneira como sempre me acarinhou.
Aos Bombeiros, um grande abraço a todos. Estarei sempre convosco.
FELICIDADES!

Minde 16-04-2010
Luis Vitor Ribeiro Couto"

Publicado na edição de Maio do Jornal de Minde

abril 16, 2010

DECIF 2010 - Apresentação Nacional em Leiria


A apresentação do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF) 2010 vai decorrer no próximo dia 8 de Maio em Leiria.

A apresentação do DECIF 2010 vai reunir representações dos diferentes agentes de protecção civil e contará com a presença do Ministro da Administração Interna.
Na cerimónia serão entregues distintivos DECIF 2010 aos representantes das forças que integram o dispositivo.

Ainda no decorrer do mês de Maio, decorrerá em cada distrito um acto de apresentação do dispositivo levado a cabo por cada Governador Civil.
In:
Bombeiros de Portugal

Bombeiros de Pernes Comemoram 33º Aniversário


O concerto da Banda da Armada Portuguesa marca o encerramento das comemorações do 33º aniversário da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Pernes. O espectáculo decorre este domingo, 18 de Abril, às 16h00, no pavilhão dos bombeiros.

As comemorações do aniversário iniciam-se às 9h00 com uma alvorada seguindo-se uma romagem ao cemitério, uma hora mais tarde. Às 10h45 está previsto um desfile de bombeiros e quarenta e cinco minutos depois realiza-se um desfile de viaturas pelas ruas da vila. A cerimónia de condecorações começa ao meio-dia.
in: O Mirante

abril 01, 2010

PÁSCOA FELIZ


Olá a todos, venho fazer votos de uma Páscoa Feliz, a todos os BOMBEIROS e respectivas famílias, e também a todos os blogueiros que por aqui passam...
Muitas Felicidades...
Já agora aproveito para informar que domingo dia 4/04/2010 vai para o ar no programa Vida Por Vida uma reportagem sobre Os Bombeiros Voluntários de Minde pelas 10:45h.
Bem Hajam..

março 28, 2010

Associação Nacional Assina Protocolo que Uniformiza Remunerações de Voluntários e Profissionais

Setúbal, 28 mar (Lusa) -- A Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais (ANBP) assinou hoje um "histórico" acordo coletivo de trabalho que regulariza a carreira e a hierarquia dos bombeiros profissionais das associações voluntárias e cria uma situação remuneratória uniforme para todos.

O acordo entre a ANBP, a Liga Nacional dos Bombeiros, o Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais e o Ministério do Trabalho foi assinado esta tarde em Setúbal, no IX Congresso Nacional dos Bombeiros Profissionais.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da ANBP, Fernando Curto, explicou que "este acordo equipara os bombeiros profissionais das associações voluntárias aos bombeiros sapadores e aos bombeiros municipais, regularizando a carreira e a hierarquia dos bombeiros e criando uma situação remuneratória uniforme para todos".
in: SAPO Notícias

Presidente da Liga critica atraso de três anos na entrega de 96 viaturas.


O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Duarte Caldeira, criticou hoje o Governo pelo "inqualificável atraso" na entrega de 96 viaturas a várias corporações do país, anunciada há três anos mas ainda não concretizada.


"É um atraso injustificável e deve ser precisamente por ser injustificável que ninguém nos explica por que é que as viaturas ainda não foram entregues", disse, à Lusa, Duarte Caldeira. 
Segundo o responsável, este será um dos assuntos em cima da mesa na reunião do Conselho Nacional da Liga dos Bombeiros, que sábado decorrerá em Vila Nova de Cerveira.
"Dessa reunião vai sair, certamente, uma manifestação de desagrado pelo facto de as viaturas ainda estarem por entregar aos destinatários, que tanta falta têm delas", referiu. 

Na reunião, Duarte Caldeira dará também conta da garantia do secretário de Estado da Administração Interna de que não haverá qualquer redução das solicitações aos bombeiros para transporte de doentes.
"Tínhamos sinais de que poderia ser reduzida a prescrição do transporte de doentes pelos bombeiros, em favor dos transportes públicos, nomeadamente táxis, mas o secretário de Estado garantiu-me que isso não ia acontecer. É uma evolução positiva, que registamos com agrado", sublinhou.

Duarte Caldeira disse ainda que no Conselho Nacional serão afinadas as questões relacionadas com o dispositivo operacional para fazer face à próxima época de incêndios, que considera ser "de risco elevadíssimo".
"Depois de um inverno rigoroso como este, há condições para uma regeneração muito forte da vegetação, sendo o potencial de risco elevadíssimo", alertou.

março 23, 2010

Ops.....