outubro 07, 2008

Miniaturas nos Bombeiros Torrejanos




No âmbito das comemorações dos 77 anos da corporação de Bombeiros Voluntários de Torres Novas que se assinalaram no Domingo, 5 de Outubro, encontram-se em exposição no hall de entrada do quartel, cerca de 700 miniaturas de carros de bombeiros e outros acessórios dos voluntários da paz, pertencentes aos bombeiros de Torres Novas, Alcanena, Minde e Entroncamento. A iniciativa tem livre acesso e pode ser visitada durante as próximas duas semanas.
Fonte: O MIRANTE

68º Aniversário dos Bombeiros Municipais de Alcanena


No próximo dia 19 de Outubro os Bombeiros Municipais de Alcanena comemoram o 68º Aniversário.

A Cooperação convida toda a população a participar nas cerimónias de celebração do aniversário, que tem início ás 08h com uma alvorada, seguido do içar da bandeira e de uma rumagem ao cemitério às 09.30h, e que culmina com a benção de viaturas, condecorações e um almoço às 13h.
Parabéns aos Bombeiros Municipais de Alcanena !!!


agosto 11, 2008

CMA entrega Kit de 1ª Intervenção no Vale Alto




A Câmara Municipal de Alcanena entregou, no passado dia 5 de Agosto, à povoação de Vale Alto, freguesia de Minde, um Kit de 1.ª Intervenção para combate a incêndios composto por um depósito em PVC de 600 litros de capacidade, uma motobomba a gasolina de 1”1/2, mangueiras flexíveis e válvula de chupador, 3 lances de mangueira de 25mm, equipados com agulheta, e um carretel metálico para acondicionamento dos lances de mangueira de 25mm.

A cedência deste equipamento foi efectuada mediante a assinatura de um protocolo celebrado entre a Câmara Municipal de Alcanena, representada pelo seu Vice-Presidente, Eduardo Marcelino Camacho, e o Clube de Caça e Pesca de Minde, representado pelo seu Presidente da Direcção, João Francisco Castela.

Apesar de cedido ao lugar de Vale Alto, este Kit de 1.ª Intervenção será usado para intervenção em toda a freguesia de Minde, destinando-se ao combate a incêndios na sua fase nascente (1.ª Intervenção) e/ou apoio ao rescaldo.

Na assinatura deste protocolo estiveram também presentes o Vereador do Pelouro da Protecção Civil, Artur Simões Rodrigues e os Técnicos do Gabinete Técnico Florestal da CMA.
In site "C.M.A."



agosto 04, 2008

Mais três incêndios nos arredores de Santarém


Os Bombeiros de Santarém andaram esta quinta-feira a correr de um lado para outro a combater três incêndios que deflagraram em três pontos distintos dos arredores da cidade. Os primeiros, de manhã, nas estradas que ligam Assacaias a Alcanhões e Vale de Estacas à Ribeira de Santarém.

agosto 01, 2008

Medidas e Protecção Contra Incêndios




Auto-Protecção

O que fazer em caso de incêndio?
Se for surpreendido pelo início de um incêndio florestal, contacte:

  • Os Bombeiros pelo 249 840 122
  • A GNR pelo 249 882 385
  • O número de emergência 112 ou 117

Se ficar preso num incêndio...

  • Procure não entrar em pânico;
  • Identifique uma zona com água, uma área aberta ou um conjunto de rochas, onde se possa refugiar das altas temperaturas;
  • Cubra a cabeça e a parte superior do corpo com roupas molhadas;
  • Respire o ar junto ao chão através de roupa molhada, para evitar a inalação de fumos;
  • Mantenha-se deitado e se possível cubra-se com terra do próprio solo.

Durante os incêndios...

  • Tenha em atenção a protecção da sua habitação, no caso do incêndio se desenvolver nas proximidades:
  • Retire os cortinados inflamáveis e feche todas as persianas, ou coberturas, de janelas não combustíveis, para tentar evitar a propagação do incêndio para o interior da casa;
  • Feche todas as janelas e portas para evitar fenómenos de sucção;
  • Feche todas as válvulas do gás e regue os depósitos com água;
  • Acenda uma luz em todas as divisões para ter visibilidade em caso de presença de fumos;
  • Remova materiais combustíveis do interior e das imediações da casa;
  • Molhe abundantemente as paredes e toda a zona circundante da casa;
  • Esteja preparado para evacuar todos os membros da sua família e os seus animais, caso o incêndio se aproxime da sua habitação, ou por ordem das autoridades;
  • As piscinas ou tanques são zonas potencialmente mais seguras.

Depois dos incêndios...

  • Tome cuidado quando regressar a uma área recentemente ardida, podem haver reacendimentos. Verifique se existem zonas em combustão na sua casa ou à volta e extinga-os, caso existam;
  • Se a sua casa for evacuada, regresse só quando os bombeiros o aconselharem;
    Assegure-se que a sua casa não está em risco de ruir. Tenha cuidado com os fios eléctricos expostos e outros perigos;
  • Impeça as crianças de brincarem no local do incêndio a seguir à sua extinção. Lembre-se que há perigo de reacendimento.
  • Colabore com as autoridades competentes nas operações de rescaldo e vigilância.
    Proteja a sua habitação



O que diz o Decreto-Lei n.º 124/2006, de 28 de Junho

  1. Conserve uma faixa pavimentada em redor da habitação (de 1 a 2 metros);
  2. Mantenha as árvores em redor da habitação desramadas 4 metros acima do solo (ou 50% da altura total da árvore se esta tiver menos de 8 metros) e providencie para que as copas se encontrem distantes umas das outras pelo menos 4 metros;
  3. Certifique-se de que as árvores e arbustos se encontram, pelo menos, 5 metros afastados da edificação e que os ramos nunca se projectam sobre a cobertura;
  4. Conserve o terreno limpo num raio de 50 metros em redor da habitação [por exemplo, para proteger os seus bens e criar uma área de segurança para a actuação dos bombeiros], segundo as orientações do anexo ao Decreto-Lei n.º 124/2006;
  5. Mantenha os sobrantes de exploração agrícola ou florestal (estrumeiras, mato para cama de animais, etc) fora da faixa de 50 metros em redor da habitação;
  6. Mantenha as botijas de gás e outras substâncias inflamáveis ou explosivas longe da habitação [a mais de 50 metros] ou em compartimentos isolados;
  7. Guarde as pilhas de lenha afastadas da habitação (a mais de 50 metros) ou em compartimento isolado;
  8. Mantenha uma faixa de 10 metros limpa de matos de cada lado do caminho de acesso à sua habitação;
  9. Mantenha a cobertura e as caleiras da habitação completamente limpas de carumas, folhas ou ramos, que podem facilitar o surgimento de focos de incêndio;
  10. Coloque uma rede de retenção de faúlhas nas chaminés da habitação e não deixe frestas abertas por onde possam entrar faúlhas para o seu interior.

Protecção Contra Incêndios

Legislação aplicável
Portaria nº 681/2006 de 4 Julho
Decreto-Lei nº124/2006 de 28 de Junho
Portaria n.º 1185/2004 de 15 de Setembro de 2004
Portaria 977/2005 de 4 de Outubro Lei nº 12/2006 de 4 de Abril

Se estiver próximo de um incêndio:
Ligue imediatamente o 112 ou para os Bombeiros da área;
Não prejudique a acção dos Bombeiros e siga sempre as suas instruções;
Retire a sua viatura dos caminhos de acesso ao incêndio.

julho 30, 2008

Plano de Contingência para as Ondas de Calor


A Câmara Municipal de Alcanena elaborou, em colaboração com a autoridade de saúde local, o Plano de Contingência para as Ondas de Calor, plano de actuação que visa fazer face a uma situação de emergência relacionada com esta problemática, minimizando os seus efeitos, com o envolvimento de todos os responsáveis, de forma organizada e empenhada. Assim, ao ser emanado um alerta vermelho de onda de calor, o Centro Municipal de Operações de Emergência de Protecção Civil reúne, sendo que cada uma das entidades terá um campo de actuação específico.

Definiu-se como 1º nível de actuação a Freguesia, onde deverão estar definidos um responsável e um local ou locais climatizado(s), ou com características semelhantes, para onde as pessoas se possam dirigir caso necessitem de assistência ou acompanhamento.

No 2º nível surgem os centros locais de atendimento, onde profissionais de saúde se encarregarão dos casos que inspirem maiores cuidados. Estes centros de atendimento estão localizados nos Centros de Saúde de Alcanena e Minde. As freguesias a servir por cada um destes centros são as seguintes:

Centro Local de Atendimento de Alcanena
Freguesias: Alcanena, Bugalhos, Espinheiro, Louriceira, Malhou, Monsanto e Vila Moreira

Centro de Atendimento de Minde:
Freguesias: Minde, Moitas Venda e Serra de Santo António

A apresentação e discussão do Plano de Contingência para as Ondas de Calor decorreu no Auditório dos Paços do Concelho e contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Eduardo Marcelino Camacho, do Vereador Artur Simões Rodrigues, dos técnicos do Gabinete de Ambiente e do Gabinete Técnico Florestal da Autarquia, da Delegada de Saúde de Alcanena, dos presidentes das Juntas de Freguesia do Concelho, do Comandante dos Bombeiros Municipais de Alcanena e ainda representantes da GNR, Segurança Social e associações de apoio à infância e à terceira idade do concelho.

O que é uma Onda de Calor?
As Ondas de Calor são um fenómeno que afecta significativamente a qualidade de vida e a saúde de várias faixas etárias e sociais da população, caracterizando-se por um aumento considerável da temperatura durante vários dias, constituindo a exposição das pessoas a períodos de calor intenso uma agressão para o organismo, que pode causar os seguintes sintomas: desidratação, agravamento de doenças crónicas, esgotamento e golpe de calor.

Os mais vulneráveis aos potenciais efeitos das Ondas de Calor são as crianças nos primeiros anos de vida; os idosos; os portadores de doenças crónicas; os obesos; as pessoas acamadas; as pessoas com problemas de saúde mental; pessoas que tomem medicamentos como os anti-hipertensores, anti-arrítmicos, diuréticos, anti-depressivos, neurolépticos, etc; os trabalhadores manuais expostos ao calor; e as pessoas que vivam em más condições de habitação.

Existem ainda alguns comportamentos de risco como exposição prolongada ao sol, ingestão excessiva de álcool ou ingestão de medicamentos, que devem ser evitados.
In site da CM Alcanena

julho 23, 2008

Condicionamento ao Uso do Fogo


Durante o período de 1 de Julho a 15 de Outubro há algumas restrições no que respeita ao uso do fogo. Fique atento!

O Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Alcanena informa que, durante o período crítico - 1 de Julho a 15 de Outubro -, definido para 2008 pela Portaria n.º 566/2008, de 30 de Junho, no âmbito do Sistema Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios, há que assegurar medidas especiais de prevenção contra incêndios florestais.
Consulte aqui a tabela com as actividades que são alvo de condicionamento ao uso do Fogo, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 124/2006, de 28 de Junho, que estabelece as medidas e acções a desenvolver no âmbito do Sistema Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios.
Uma informação do Gabinete Técnico Florestal do Município de Alcanena, no site da CM Alcanena.

julho 16, 2008

Actividade dos Bombeiros Municipais de Alcanena


«A entrada do mês de Julho é marcada, na corporação dos Bombeiros Municipais de Alcanena, pelo início de uma nova fase de dispositivo de combate a incêndios, designada por "Fase Charlie". Esta integra uma equipa reforçada por 17 elementos da corporação, a qual se encontra distribuída da seguinte forma:

- 3 ECIN's (Equipa de Combate a Incêndios): cada ECIN é composta por cinco elementos, distribuídos por três viaturas de combate a incêndios florestais. Esta equipa designa os Grupos de Primeira Intervenção.
- 1 ELAC (Equipa Logística de Apoio ao Combate): composta por dois elementos, na vistura VITTU 01(Veículo Tanque Táctico Urbano). Tal como a designação indica, a equipa destina-se a apoiar o grupo de ECIN's.

A equipa encontra-se em permanência no quartel 24 sobre 24 horas, assegurando a ocorrência de eventuais incêndios.
Durante esse período de tempo, a corporação ocupa-se da manutenção e preservação das instalações do quartel (camaratas, refeitório, etc.), limpeza e manutenção das viaturas. A ocupação do tempo é ainda rentabilizada pela prática de exercício físico e realização de algumas formações internas.»
Corporação dos Bombeiros Municipais de Alcanena

Extracção de Vítimas em Grande Ângulo
Os Bombeiros Municipais de Alcanena (BMA) participaram, na semana de 7 a 11 de Julho de 2008, numa formação interna, destinada à prática de Técnicas de Evacuação e Salvamento em Edifícios, Poços e Algares.

Tecnicamente designada por "Extracção de Vítimas em Grande Ângulo", esta acção de formação decorreu nas instalações do quartel dos Bombeiros Municipais de Alcanena.

Relativamente a incêndios, na semana em questão os BMA registaram algumas ocorrências no concelho de Alcanena, em pequenas áreas agrícolas e florestais, que totalizaram 750 m2 de área ardida.
IN "e-viver Alcanena"

junho 29, 2008

Três distritos em “risco máximo” de incêndio


Vários concelhos dos distritos de Santarém, Castelo Branco e Portalegre estão este domingo em “risco máximo” de incêndio, informou o Instituto de Meteorologia (IM), indicando que as temperaturas hoje deverão atingir os 37 graus em Beja.

O IM alerta ainda para o “risco muito elevado” de incêndio em alguns concelhos dos distritos do Algarve, Alentejo, Guarda, Bragança, Viseu e Vila Real.

No que diz respeito ao calor que deverá ser sentido este domingo, o Instituto decretou o alerta amarelo para os distritos de Braga, porto, Vila Real, Bragança, Guarda, Évora e Beja, devido às previsões de que a temperatura deverá variar entre os 28 graus em Coimbra e os 37 graus em Beja.

Relativamente às radiações de ultravioleta, o IM avisa que o risco de exposição solar é “muito alto” em todos os distritos de Portugal Continental.
In "Correio da Manhã"

junho 22, 2008

Municipais de Abrantes vão ter novo quartel


A Câmara de Abrantes aprovou, no dia 12 de Junho, o processo com vista ao lançamento de concurso público da empreitada de construção do Quartel dos Bombeiros de Abrantes. O projecto foi aprovado pela Autoridade Nacional de Protecção Civil, nomeadamente pelo comando distrital de operações de socorro de Santarém, e pela Autoridade Concelhia de Saúde. Com o valor estimado de 1.479.780 euros, a câmara candidatou a obra ao QREN - Quadro de Referência Estratégico Nacional., no âmbito do eixo III. (...)
Ler mais em "O Mirante"

junho 21, 2008

Bombeiros de Torres Novas têm novo comandante


Manuel Leitão, coronel da Força Aérea na reserva, substituiu Arnaldo Santos na liderança do comando dos Bombeiros Voluntários Torrejanos. A tomada de posse decorreu no domingo, no quartel da corporação, numa cerimónia cheia de simbolismo. Manuel Leitão garantiu trabalho e dedicação e pediu diálogo na resolução dos problemas.

Foi no domingo, 15 de Junho, numa cerimónia simbólica decorrida no quartel de Torres Novas, que o novo comandante dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse, substituindo Arnaldo Santos que nos últimos cinco anos acumulou o cargo de presidente da associação humanitária e de comandante da corporação.
(...)
Ler mais in "Jornal Torrejano"

junho 20, 2008

Comandante de Torres Novas demite-se


“Os bombeiros mereciam maior apoio da Câmara”
Cinco anos e mais uns meses depois de exercer em simultâneo os cargos de comandante e presidente da associação humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, Arnaldo Santos pediu exoneração do cargo do comando, por impeditivos legais, e fica apenas na direcção da associação onde está desde 2001. Enquanto ex-comandante admite que não cumpriu todos os objectivos que gostaria e na pele de presidente da associação queixa-se de falta de apoios da Câmara.



Foram cinco anos no comando. Sai com o dever cumprido?
Não atingi os objectivos que gostaria. A culpa será primeiro minha, mas não só. Dependeu também das circunstâncias e dos apoios mais diversos que não surgiram na medida em que eram desejados.

O primeiro objectivo que coloquei foi ter um corpo de bombeiros preparado para o socorro e daí resultou a aposta na formação. Fizemos tudo o que pudemos e a própria associação financiou a formação de bombeiros fora do quartel. Actualmente temos no corpo de bombeiros dois formadores e 10 bombeiros com curso de transporte de ambulâncias de socorro, que não tínhamos nenhum.
(...)
Ler mais in "Jornal Torrejano"

junho 14, 2008

Morreu adjunto de comando dos bombeiros de Samora Correia


José Pernes, adjunto dos Bombeiros Voluntários de Samora Correia faleceu esta madrugada, vítima de doença súbita. O bombeiro de 37 anos foi encontrado sem vida pela esposa de manhã. Os colegas estranharam a sua ausência numa acção de formação e o facto de não atender o telefone. Foram à sua residência e “quando a esposa o ia acordar” viu que não reagiu.

José Pernes era formador de bombeiros e tinha estado a dar formação até cerca das 02h00 da madrugada. Depois esteve a conviver com bombeiros amigos nas festas de Salvaterra de Magos, tendo regressado a casa cerca das 03h00.

A notícia provocou o choque em dezenas de bombeiros da corporação. José Pernes era o líder activo da corporação e apontado como o natural sucessor do actual comandante Miguel Cardia.

Bombeiros das corporações de Benavente, Salvaterra de Magos, Vila Franca de Xira e Alcochete estão a assegurar os serviços na área dos bombeiros de Samora até que os bombeiros locais recuperem. Os médicos Paulo Cintra e Ana Camões estão a acompanhar os bombeiros com situações mais complicadas.

O corpo de José Pernes será autopsiado para avaliar a causa da morte e depois ficará câmara ardente no quartel dos bombeiros. Ainda não é conhecida a data da realização do funeral.
O bombeiro deixa mulher e uma filha menor.
in O Mirante

É com tristeza que coloco este post, já que conhecia bem este camarada. Deixo aqui as minhas condolências á família e uma palavra de coragem a todos os Bombeiros de Samora Correia.


Jose Pernes acompanhando o Governador Civil de Santarem, Dr. Paulo Fonseca, no ultimo aniversário dos Bombeiros de Samora Correia.

junho 11, 2008

Manobras nacionais de bombeiros no Cartaxo


O Estádio Municipal do Cartaxo recebeu este fim-de-semana os Concursos Nacionais de Manobras de Bombeiros, com a presença de 32 corporações. Corridas de estafetas com agulhetas, superação de obstáculos, montagem de bombas de água e outros desafios animaram o público nas bancadas. In "O Mirante"

junho 02, 2008

Santarém: Somos recordistas em acidentes mortais


Autoridade para a Segurança Rodoviária quer poupar 2700 vidas
Maior número de mortes na estrada é “vergonhoso” para Santarém



Em 2007 o distrito de Santarém foi o que registou maior número de vítimas mortais nas estradas nacionais, um total de 68 mortos, mais 17 que no ano anterior, embora os dois últimos meses do ano tenham revelado já uma inversão relativamente ao mesmo período de 2006. De acordo com os dados estatísticos das forças de segurança (PSP e GNR) registaram-se no mesmo período 248 feridos graves (225 em 2006) e 2.571 ligeiros (2.502 em 2006).

Dados que o Governador Civil Santarém apelidou na segunda-feira como “vergonhosos”, afirmando ser necessário intervir de forma ainda mais clara para combater estes números. “Embora os números até 15 de Maio deste ano indiquem uma redução de oito mortos em comparação com 2007, o resultado não é satisfatório”, disse Paulo Fonseca.

Afirmando que a responsabilidade da sinistralidade é de todos os cidadãos, enquanto elemento activo do tráfego rodoviário, o governador admitiu no entanto haver “um conjunto de problemas” que precisam de ser corrigidos nas estradas nacionais, elogiando no entanto o trabalho efectuado pela Direcção de Estradas de Santarém na resolução dos pontos negros das vias da região e o das forças de segurança na área da fiscalização.
In "O Mirante"